terça-feira, 3 de março de 2015

A força do conhecimento e da criatividade

Somo todos iguais, não somos muito diferentes dos homens, mulheres e crianças que viveram 10 mil ou 12 mil anos atrás. Mas se as mudanças não são tão significativas, como explicar o fato de a humanidade deixou de viver em cavernas e passo a dominar tecnologias?
                Segundo Eric Hobsbawm, “a base do desenvolvimento humano repousa no conhecimento e no uso da criatividade”

Hora da reflexão!

Mas será que conhecimento é algo que adquirimos somente nos bancos escolares? E como ficam aqueles que nunca tiveram a oportunidade de estudar?

Todas as pessoas – quer tenham estudado ou não – detêm conhecimentos. São bons exemplos, os povos indígenas, que durante muito tempo tem curado seus doentes utilizando plantas medicinais sem nunca terem feito faculdade de Medicina. Algo semelhante acontece com um cientista que inventa uma vacina. Em seu trabalho, ele precisa conhecer experimentos já realizados, identificar diferentes tipos de substâncias medicinais e fazer muitos testes antes de anunciar sua descoberta.
                Adquirir conhecimento não significa apenas acumular informações a respeito de determinado assunto. Significa, antes de mais nada, organizar as informações disponíveis para compreender a realidade e partir em busca de mais conquistas.

Vamos pensar juntos?      Atividade I

Nenhum comentário:

Postar um comentário